FEMINISMO
- Angelin
- 17 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
Lutar a favor do feminismo não quer dizer que as mulheres querem ser melhores que os homens, e sim que, as mulheres querem igualdade, que todos sejam tratados da mesma forma, com justiça.
Talvez, uma única palavra “curasse” todo o machismo existente em nossa sociedade, aliás, o significado de uma palavra: EMPATIA, segundo o dicionário, significa: “a capacidade psicológica para sentir o que sentiria a outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela”.
A empatia leva as pessoas a ajudarem outras pessoas, é colocar-se no lugar da outra pessoa, é respeitar ideias, crenças, gostos, vontades. Isso faz com que pensemos: Alguns homens iriam gostar de vivenciar situações constrangedoras que muitas mulheres passam?
Provavelmente não! Ser julgado por uma roupa que escolheu usar, ser proibido de sair com amigas, ser obrigada a continuar um relacionamento por questões financeiras ou outros interesses. Imagina você, homem, malhando em uma academia com alguém te olhando sem parar apenas por estar usando uma roupa de ginástica, mais justa ao corpo. Imagina você se ver obrigado a não ter amizades por ciúmes.
Nós homens precisamos considerar diariamente nossas atitudes perante às mulheres, à igualdade, por muitas vezes nos pegamos em atitudes que não consideramos machistas, porém, ao refletir, ao buscar a empatia pela situação, percebemos que precisamos cada vez mais repensar em certas atitudes.
Esse texto não irá salvar o mundo do machismo, mas pode de alguma forma, fazer com que um homem pense mais sobre a empatia. E não vale só para os homens, vale também para atitudes de mulheres perante outros assuntos.
A empatia é uma linda lição de vida, que todos nós deveríamos praticar diariamente, em todas as situações e assuntos.
Aplicar a empatia em situações machistas é uma maneira de sabermos se estamos ou não praticando tal ato.
A empatia consiste em tentarmos compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma clara, objetiva e racional o que sente o outro indivíduo.
Comentários